#58: Short Takes: Embedded Finance e a Economia das APIs; O amadurecimento regulatório e as Regtechs
W FINTECHS NEWSLETTER #58: 10/10-16/10
Olá 👋,
Esta é uma edição Short Takes da W Fintechs.
Caso queira receber em primeira mão meus posts no LinkedIn, clique aqui👈
👉A W Fintechs é uma newsletter focada em inovação financeira. Toda segunda-feira, às 8:21 a.m., você receberá um e-mail sobre os principais fatos e insights deste universo.
Esta edição é trazida pela
Usando a plataforma da Boyce Data, seu negócio está em conformidade com a LGPD, GDPR e CCPA. A Boyce Data permite a coleta de consentimentos e evidências de verificação, facilitando os processos de Auditorias.
Embedded Finance e a Economia das APIs
O embedded finance está longe de ser novo, mas a Economia das APIs tem estabelecido uma nova relevância e impulso ao modelo.
Há diferentes modelos de embedded finance, alguns deles são:
1️⃣ Um provedor possui os elementos não financeiros e financeiros da jornada do cliente. Dois exemplos são a Klarna e o WeChat.
2️⃣ E o mais convencional é aquele que envolve uma parceria entre um provedor de produtos ou serviços não financeiros e um ou mais provedores financeiros, que incorporam seus serviços financeiros à proposta não financeira.
O modelo de embedded finance baseado em parceria possui uma série de camadas, cada uma compreendendo um conjunto de recursos necessários para entregar a proposta de forma eficaz — a famosa divisão do trabalho.
O parceiro comercial fica responsável pela jornada do cliente e tem o relacionamento principal, enquanto abaixo dele estão as camadas financeiras que suportam a proposta de embedded finance. Entre a jornada do cliente do parceiro e os produtos bancários estão as APIs.
Ao se concentrar na estabilidade da integração, essas empresas de API se tornam hubs para vários parceiros. Um exemplo é a Plaid que simplificou o acesso a uma rede complexa de serviços bancários, de pagamentos e financeiros com foco em uma integração sem atritos.
Elaborar estratégias que maximizem a agregação de valor ao parceiro comercial, ajudando-o a atingir suas metas de negócios, impactará positivamente os resultados desses provedores de APIs.
Link para o post 👉 aqui
O amadurecimento regulatório e as Regtechs
Nos últimos 50 anos, o setor financeiro tornou-se um dos mais digitalizados, globalizados e regulados da economia global.
A transformação do setor foi acelerada significativamente após a crise financeira global de 2008, com os mercados sendo dominados por três temas inter-relacionados: a própria crise financeira; os significativos aumentos na regulamentação financeira; e a aplicação de uma série de novas tecnologias.
Esses desenvolvimentos criaram desafios regulatórios que exigem novas abordagens para garantir o controle e a sustentabilidade do sistema financeiro global.
Desta forma, a dinâmica do sistema financeiro exige soluções regulatórias maduras. Além das oportunidades e desafios das novas tecnologias e das novas abordagens, tanto do ponto de vista da indústria quanto dos reguladores, o crescimento da regulamentação reformulou o cenário de conformidade, exigindo que as instituições financeiras invistam pesadamente para lidar com as regulamentações e requisitos de conformidade.
Diante deste contexto, surgem as regtechs, empresas que utilizam da tecnologia para a implementação, conformidade e monitoramento regulatório.
O mercado de Regtechs estava se desenvolvendo rapidamente antes de 2020 - com o setor financeiro gastando mais de US$ 500 bilhões em conformidade em 2019.
A prestação de serviços das regtechs para o setor de serviços financeiros — incumbentes, reguladores e novos entrantes — foi liderada em grande parte por empresas estabelecidas, incluindo Big Techs, provedores de infraestrutura, empresas de consultoria e assessoria, bem como um crescente número de startups focadas neste segmento de mercado.
Empresas como a IBM, Amazon e Microsoft investiram em soluções para empresas, além de adquirir outros players especializados para complementar suas ofertas.
A pandemia impulsionou ainda mais o desenvolvimento das regtechs a novos patamares em meio aos aumentos dramáticos na digitalização do setor e da implementação de novos regulamentos, e conforme mais riscos potenciais forem identificados pelos reguladores, este segmento de mercado crescerá ainda mais.
Link para o post 👉 aqui
Saúde e paz,
Walter Pereira